Fruta pão

Plantada há quatro anos, de vida não sabemos quantos possui pois ganhamos já grandinha.

A parte comprida é a flor masculina e a redonda a flor feminina, que será o fruto.

IMG_2064IMG_2068

Escondidinhos entre as folhas.

Segundo a Wikipedia:

Artocarpus altilis, também conhecido pelos nomes científicos Artocarpus communis e Artocarpus incisus e conhecido popularmente como fruta-pão e árvore-do-pão, é uma árvore frutífera, aparentada com a jaca (Artocarpus heterophyllus).

É planta originária da Indomalásia (Java ou Samatra) ou da Malásia; seu fruto é base alimentar para povos ilhéus da Polinésia (Oceano Pacífico). Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária, sendo a base alimentar de alguns povos polinésios.

As frutas-pão dividem-se em duas variedades: a apyrena, conhecida por fruta-pão de massa, que não possui sementes, e a seminífera, conhecida por fruta-pão de caroço, que tem gosto de pão com geleia de framboesa e que apresenta numerosas sementes comestíveis e polpa não comestível.

A fruta-pão também é uma árvore ornamental, de grande porte e crescimento rápido, podendo alcançar 20 metros de altura. Longeva, vive cerca de 80 anos. Sua folhas são muito bonitas, grandes, perenes e profundamente lobadas. Se for machucada, exsuda um látex leitoso que tem aplicações artesanais, para calafetação e como cola. A fruta-pão é uma planta monoica, isto é, com os dois sexos na mesma planta e flores separadas, masculinas e femininas. As flores são pequenas e sem pétalas. A polinização é cruzada, mas a frutificação não depende da polinização.


A farmacopeia popular a tem utilizado das seguintes formas:

Raiz: como antidiarreica; seu cozimento torna-a útil contra reumatismo, beribéri e entorpecimento de pernas dos humanos;
Flores novas (frescas): são emolientes e base de conserva acídula e comestível;
Polpa do fruto: reduzida a pasta quente é supurativo para tumores e furúnculos;
Sementes: são tônico para estômago e rins;
Látex: usado como cicatrizante de feridas.

0 Responses