2014 - Ingá de metro

Ingá-cipó (Inga edulis)

De acordo com a wikipédia:

O(a) ingá, também chamado(a) ingazeira, é uma árvore do gênero Inga, da subfamília Mimosoideae, da família Fabaceae. "Ingá" também designa o fruto da árvore: uma longa vagem que contêm sementes envolvidas por uma polpa muitas vezes comestível1 . É muito comum nas margens de rios e lagos, sendo muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas por polpa branca e adocicada. O ingazeiro costuma apresentar floração mais de uma vez por ano.

São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Inga. O atual centro de diversidade do gênero é a floresta amazônica, mas o gênero possui representantes no México, Antilhas e em toda a América do Sul, sendo um gênero exclusivamente neotropical. Em geral, os ingás preferem nascer às margens dos rios, devido à grande quantidade de sementes levadas e depositadas nas várzeas pelas enchentes.

Frutificando em janeiro

Ingá-cipó (Inga edulis)Ingá-cipó (Inga edulis)Ingá-cipó (Inga edulis)Ingá-cipó (Inga edulis)Ingá-cipó (Inga edulis)

2014 - Flor de cera

1ª florada iniciando em final de janeiro

Hoya carnosa

2014 - Gladíolo

Gladíolo L. é o nome comum das plantas bulbosas floríferas do género Gladiolus (do latim, diminuitivo de gladius, espada) da família iridaceae.   Wikipédia

Esse vaso ganhei de minha irmã, junto com os móveis do sítio. Um vaso com espada de São Jorge onde mamãe plantou um gladíolo. Ano após ano o gladíolo cresce, floresce e morre.

gladíologladíologladíologladíolo

Lembrança da minha mãe!

Iogurte caseiro

Fácil, econômico e mais saudável

iogurte

A receita:

1 copo de iogurte natural da sua preferência, pode ser integral ou não.

1 pacote de leite em pó de boa qualidade, integral fica mais consistente (200g)

Dissolva o leite em pó em água morna, acrescente cerca de 1,5 l de água potável aquecida a cerca de 38 ºC ( um pouco mais quente que banho de bebê) e o conteúdo do pote de iogurte.

Coloque o recipiente com a mistura em bolsa térmica ou embalagem de isopor ou embrulhe com jornal e cobertor. O importante é manter aquecido por cerca de 6 horas ou um pouco mais se desejar mais consistente.

Conserve na geladeira, reserve um copo desse iogurte para fazer o próximo e assim por diante…

OBS; o recipiente para fazer o iogurte deve ser bem higienizado para evitar bactérias nocivas à saúde.

Comida para Chiquinho

Os passarinhos chegaram primeiro

banana prata

A safra promete ser boa

Carambolas

carambmolas

Visita

inseto

Flor da bromélia

Presente do meu filho mais velho

flor da bromélia

Marimbondos

 

marimbondos

Jabuticabas

Vavá viu primeiro, frutos da jabuticabeira plantada há cerca de 3 anos. A planta tem um metro de altura.

jabuticabas

Borboleta ou Lírio do brejo

lírio do brejo

Mamãe chamava de borboleta, nasce espontaneamente nas margens de riachos. Abre ao entardecer com um perfume indescritível.

Plantamos na saída da água da pia do banheiro, na varanda de trás. Casa naturalmente perfumada.

Chiquinho

Ele chegou aqui vindo não sabemos de onde, trazido por amigos. Junto com ele a esposa.

Nasceu pato, batizamos de Donald e posteriormente de Neymar (basta ver a crista eriçada).

Dias atrás resolveu que seria o dono do galinheiro e quase mata o galo Lulé. Começou a maratona, tira o pato do galinheiro antes que o galo acorde e bota o pato no galinheiro depois que o galo se empoleira… dia após dia.

Em liberdade, começa a demonstrar suas traquinagens. Primeiro devora as bananas que estavam na varanda para secar o leite após o corte das palmas, depois entra na cozinha para comer bananas na fruteira. Só vendo a festa que fazia ao encontrar a porta da cozinha aberta.

E assim se transformou em sério candidato a um banho quente com colorau.

Hoje ficou no galinheiro e muito bem comportado nem olhou para o galo, será que adivinhou nossos pensamentos?

chiquinho

Enganando a boba

Salvei alguns bulbos desse junquilho pensando que era do lilás, existia apenas uma touceira do branco e não é que foi exatamente esse que escapou.

junquilho

Abelhas

Faz tempo que essas abelhinhas insistem em construir seu ninho nas raízes dessas orquídeas, olhem como a entrada é interessante.

abelhas

Segundo a Wikipedia:

A irapuã (Trigona spinipes) é uma abelha social brasileira, da subfamília dos meliponíneos, de coloração negra reluzente e extremamente agressiva. Não possui ferrão, nem ferroa, mas se enrosca agressivamente nos pelos e nos cabelos das pessoas. Isso acontece pois seu corpo está normalmente coberto por resinas de árvores. Quando se sentem ameaçadas, essas abelhas procuram penetrar orifícios de percebidos inimigos, como nas orelhas e nas narinas de animais mamíferos, inclusive de seres humanos.

Também é conhecida pelos nomes de abelha-cachorro, abelha-de-cachorro, abelha-irapuá, abelha-irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, cabapuã, enrola-cabelo, guaxupé, irapuá, mel-de-cachorro, torce-cabelo, cupira, e urapuca.

Aticum cagão

Olhávamos regularmente e ele escondinho cresceu

aticum cagão

Pertence à família da pinha, graviola e condessa, o sabor não recordo